Se você é brasileiro e vive no Canadá, deve saber que o período para o Tax Return já tem data marcada, certo? De 24 de fevereiro a 30 de abril, quem trabalha no país precisa enviar a sua declaração e, para aqueles que atuam no modelo home office, é fundamental conhecer as particularidades que envolvem as deduções do Imposto de Renda 2023.

O Canada Revenue Agency (CRA) tem implementado atualizações significativas para o ano fiscal, com requisitos específicos para quem trabalha de forma remota. 

Por isso, preparamos este guia especial, que traz detalhes essenciais para maximizar as suas deduções e otimizar a sua declaração. Pronto para começar? Siga a leitura!

Atualizações do Canada Revenue Agency (CRA)

À medida que o período do Tax Return se aproxima, é essencial conhecer as atualizações implementadas pelo Canada Revenue Agency (CRA). 

Estas mudanças, particularmente no Formulário T2200, têm implicações diretas para aqueles que trabalham de forma remota no país e precisam enviar a declaração.

Prevista para ser disponibilizada no final de janeiro de 2024, o CRA está lançando uma versão atualizada a fim de tornar o processo mais amigável e de fácil preenchimento para quem pretende reivindicar deduções do Imposto de Renda 2023 específicas do home office. 

A atualização também deve trazer informações mais claras e orientações precisas sobre como proceder ao declarar suas despesas. 

Quem é elegível para as deduções do Imposto de Renda 2023? 

A elegibilidade para solicitar deduções do Imposto de Renda 2023 relacionadas ao home office é fundamental para aqueles que desejam estar em dia com suas obrigações fiscais. Por isso, listamos abaixo os requisitos associados a essa reivindicação. Confira!

1. Trabalho obrigatório em casa

Para ter direito às deduções relacionadas ao trabalho remoto, o funcionário deve ser designado para trabalhar obrigatoriamente em casa, seja por uma decisão corporativa, necessidade de saúde pública ou outras circunstâncias. 

2. Atendimento às condições de emprego

Os trabalhadores precisam comprovar que estão em conformidade com as condições estabelecidas pelo CRA. Para respaldar o pedido, é necessário possuir um Formulário T2200, preenchido e assinado pelo empregador, atestando a obrigatoriedade do home office. 

3. Acordo verbal ou escrito

A elegibilidade não está vinculada exclusivamente a cláusulas contratuais formais. O acordo para realizar o trabalho em casa pode ser tanto verbal quanto escrito, o que proporciona certa flexibilidade para aqueles cujas condições de trabalho possam ter sido alteradas de maneira menos formal.

4. Documentação adequada

Os funcionários elegíveis devem apresentar documentação completa que sustente sua reivindicação de deduções do home office, incluindo o Formulário T2200, recibos relevantes e quaisquer outros documentos que validem a necessidade do trabalho remoto.

Portanto, para ter direito às deduções no Imposto de Renda 2023, certifique-se de atender a esses critérios e possuir a documentação adequada para garantir uma declaração precisa e eficiente.

Método detalhado x método temporário de taxa fixa

A reivindicação de deduções no Imposto de Renda 2023 também exige o entendimento quanto às diferenças entre o método detalhado e o método temporário de taxa fixa, que vamos esclarecer agora, destacando uma importante mudança para o ano fiscal em questão. 

Método detalhado

O método detalhado envolve uma abordagem mais cuidadosa, com detalhes acerca de todas as despesas relacionadas ao home office. Para utilizar este método, é obrigatório ter o Formulário T2200 como documentação fundamental para endossar as deduções reivindicadas.

Método temporário de taxa fixa

Introduzido como uma medida temporária durante a pandemia de COVID-19, este método simplificado permitia que os contribuintes reivindicassem uma taxa fixa para despesas de home office sem a necessidade de documentação detalhada. 

Contudo, é fundamental saber que este método já não se aplica ao Imposto de Renda de 2023. Portanto, os contribuintes devem utilizar o método detalhado para garantir uma declaração em conformidade com as regulamentações atuais.

Quais são as despesas que você pode reivindicar

Se você atende aos critérios de elegibilidade, pode reivindicar uma parte de certas despesas relacionadas ao uso de um espaço de trabalho em sua residência. 

Essa possibilidade se estende a empregados comissionados que vendem mercadorias ou negociam contratos, que têm direito a algumas deduções diferentes dos empregados assalariados.

Despesas passíveis de deduções do Imposto de Renda 2023

Confira alguns exemplos de gastos do home office sujeitos a reembolso comuns a todos os trabalhadores: 

  • Eletricidade
  • Aquecimento
  • Água
  • Parte das taxas do condomínio referentes a serviços públicos (eletricidade, aquecimento e água)
  • Taxas de acesso à internet residencial
  • Custos de manutenção e reparos menores
  • Aluguel pago pela casa ou apartamento onde você mora

Para os empregados comissionados, a lista também inclui: 

  • Seguro residencial
  • Impostos sobre a propriedade
  • Locação de celular, computador, laptop, tablet, máquina de fax, etc., desde que relacionados de maneira razoável à obtenção de receitas por comissão.

E então, conseguiu entender quais são as deduções no Imposto de Renda 2023 para quem trabalha em home office no Canadá? Caso você ainda tenha dúvidas ou precise de ajuda para enviar a sua declaração com mais segurança, saiba que a Real Tax oferece assessoria especializada e confiável, com atendimento remoto para tornar o processo ainda simples e conveniente. Fale conosco

___

A Real Tax é uma Contabilidade que foca em pequenas empresas – startups e pessoas físicas. Atuamos com contabilidade para tanto para brasileiros, assim como para pessoas de demais nacionalidades presentes no Canadá. Declaração de Imposto de Renda, Abertura de Empresas, Folha de Pagamento e muito mais. Atendimento em Português e Inglês.

Real Tax – Soluções contábeis no Canadá

+1 778 319-4489 (WhatsApp)

[email protected]